sexta-feira, 24 de abril de 2009

Galeria de imagens da fábrica de tecidos do Rio Vizela



A meio da semana, aproveitando o bom tempo que se fazia sentir, fomos à fábrica Rio Vizela tirar as nossas fotos para a galeria de imagens do nosso blogue final. A grandiosidade da fábrica é impressionante. São dezenas de pavilhões espalhados pelos dois lados das margens do Rio Ave. De salientar que a fábrica encontra-se entre duas freguesias: São Tomé de Negrelos e Vila das Aves que têm como fronteira o Rio Ave.


Começamos a nossa visita pelo lado pertencente a Vila das Aves. É deste lado que se encontram os locais mais importantes da fábrica, desde a portaria e escritórios, até ao café e à antiga creche. É também deste lado que estão os dois mais importantes pavilhões da fábrica: a tecelagem e a fiação que se encontram ambos abandonados. Parte dos escritórios continuam em funcionamento, assim como um dos pavilhões que serve neste momento de abrigo à CITEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil. Neste pavilhão a movimentação de dezenas de formandos contrasta de uma forma assustadora com o abandono e silêncio dos restantes locais.

Após quase uma hora de visita atravessamos a pequena ponte que nos levou ao outro lado da margem. Mais uma vez, os contrastes eram muitos. Do lado direito cerca de meia dúzia de pavilhões, relativamente em bom estado de conservação e ocupados por diversas pequenas empresas, que desde o encerramento da fábrica foram alugando alguns pavilhões. Do lado esquerdo inúmeros edíficios, que outrora serviram de casa a muitos trabalhadores, completamente degradados...pelo meio até descobrimos um placard com a história da fábrica perdido entre os escombros...

Aquela que outrora foi a segunda maior fábrica têxtil da Europa é agora um misto de degradação e imponência.

2 comentários:

  1. Boa noite.
    Fiquei muito interessado neste vosso projecto, espero que tenha corrido pelo melhor!
    Se não me enganão, os Blind Zero gravaram parte do videoclip de 'Snow Girl' nesta fábrica.
    Gostava de saber se este local é seguro. É que eu estou a planear um projecto fotográfico em vários locais abandonados - um projecto a solo - e tenho algum receio que algo me possa acontecer.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Olá! Eu sou um rapaz muito intressado em saber a história sobre a fábrica do Rio Vizela... Tambem queria saber mais informaçãoes se vocês nao se importarem... Obrigado pela vossa compreensão(atenção)... Por favor =) digam-me :)

    ResponderEliminar